Contactos +

Localização +

Horários +

Preços e Marcações +

Arquivo de notícias +







Siga-nos no Facebook e no Twitter
Mailinglist do centro








Férias de verão no Centro Ciência Viva de Tavira

FÉRIAS DE VERÃO NO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE TAVIRA | 30.06-01.08 | 6 aos 12 anos | 14h30-17h30 

PROGRAMA:

30 JUNHO > 04 JULHO
30.06 | Abrigo para insetos - O que é que está a matar as abelhas e outros insetos? Se as abelhas e outros insetos auxiliadores desaparecessem o que aconteceria? Estas são questões que iremos abordar e sobre as quais refletiremos durante esta atividade que se centrará na construção/ montagem de um abrigo para insetos. 

01.07 | Robótica I - Nesta atividade vais poder criar um modelo, com Lego WeDo, e perceber as metamorfoses de sapos, rãs e relas.

02.07 | O lixo de uns é o tesouro de outros: reutilizar, criar e poupar - Os participantes irão criar o seu próprio mealheiro impenetrável a partir de resíduos sólidos (embalagens) com múltiplos objetivos de poupança: poupar recursos, poupar o ambiente, poupar energia e água e por fim, poupar para um projeto ou aquisição futura.

03.07 | Eco saco com estilo! – No dia 3 de julho celebra-se o dia internacional sem sacos de plástico. Como tal, vamos personalizar um saco de pano com padrões coloridos, bem à nossa maneira!

04.07 | Ovowling - Junta-te à equipa do CCVT a fim de construíres uma mini pista de Bowling e derruba todos os ovos numa só jogada para alcançares o STRIKE!

 

07 JULHO > 11 JULHO
07.07 | Brinquedos com matemática - Os participantes serão desafiados a construir e explorar brinquedos com muita matemática à mistura, nomeadamente: a fascinante Borboleta Automata, o especial Jogo do Semáforo e ainda equilibrar uma balança com diferentes pesos nos seus braços.

08.07Belbellitas, ao nosso olhar - Borboletas, tão belas que elas são! Lá fora, podes vê-las a esvoaçar e a beleza delas admirar, somente com o teu olhar! No CCVT, queremos que conheças a sua história evolutiva, o seu ciclo de vida, algumas características e dicas que permitam a sua identificação/ classificação e também, que compreendas a importância da preservação dos seus habitats. Depois, reutilizando, sempre que possível, meias de seda sintética, entre outros materiais, com toda a imaginação, poderás construir a tua borboleta de decoração. 

09.07Robótica II - Nesta atividade é proposto que cries um meio de transporte para missões de resgate com Lego WeDo.

10.07 | Estrutura com Tensegridade - Desafia a gravidade, contrariando-a com um sistema de tração e compressão elaborado por ti.

11.07 | Brinquedo “Vai e Vem” - Vamos construir um brinquedo “Vai e Vem” com garrafas usadas e descobrir a ciência que o faz mover.


14 JULHO > 18 JULHO

14.07 | Foguetões ao Ar - Todos os anos são lançados foguetões para o espaço para diferentes missões espaciais. Nesta atividade vamos aprender um pouco mais sobre foguetões e os seus lançamentos e no final podes construir o teu próprio foguetão e fazer quantos lançamentos quiseres. 

15.07 | Construções com matemática - A matemática está presente no nosso dia a dia e de diversas formas num mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Os participantes serão desafiados a construir uma ponte entre ilhas e o quebra-cabeças matemático Tangram e a formar algumas das suas figuras.

16.07 | Saco arco-íris – Faz as tuas próprias cores e cria uma explosão colorida dentro de um saco.

17.07Arte Natural - Já desenhaste sem utilizar lápis ou canetas, apenas elementos da natureza? Nesta atividade vamos fazer uma obra de arte apenas com o que recolhemos de um passeio pelo parque.

18.07 Baixa a temperatura - O verão está no seu auge e os participantes vão aprender e construir a sua própria garrafa térmica com um isolamento térmico quase perfeito para conservar a temperatura do conteúdo em seu interior por bastante tempo. Ah … mas como vem aí mais calor também vão construir um mini ar condicionado portátil que é de pequena potência mas ajuda e muito a refrescar.

 

21 JULHO > 25 JULHO
21.07 | Pista de Bolas - A partir de materiais reciclados os participantes vão construir uma surpreendente pista de bolas original e muito divertida que pode envolver saltos, ressaltos, quedas e controladores de velocidade para que a bola não saia da pista e atinja o seu alvo. Os participantes vão encontrar desafios que vão ao encontro de princípios físicos como a velocidade, a gravidade e o atrito.

22.07Guindaste hidráulico - Através de um sistema de pressão feito por ti, constrói o teu guindaste de forma a elevar um objeto, tal como vês nos aeroportos e nos portos marítimos.

23.07 | Fossilização, fazer para compreender - Na Natureza a fossilização é um processo que conduz à formação de um fóssil a partir de um organismo, engloba um conjunto de fenómenos (físicos, químicos, biológicos) e ocorre somente em condições favoráveis, pode demorar milhões de anos. Assim, nesta atividade, através de trabalho laboratorial terás oportunidade de compreender como se formam alguns tipos de fósseis.

24.07 | Mini fornos solares - Sabias que o sol te pode ajudar a cozinhar? Recorrendo a um conjunto de materiais fáceis de encontrar, vamos construir um forno solar onde poderás confecionar saudáveis cozinhados apenas usando a energia solar.

25.07 | Propulsão elástica – Recorrendo à força que um elástico consegue gerar, vamos construir diferentes veículos e fazer com estes se movimentem, seja pelo chão ou ar, de uma forma divertida e imaginativa.

 

28 JULHO > 01 AGOSTO

28.07 | Desenhar no espaço - Nesta atividade os participantes são desafiados a construir um objeto tridimensional utilizando uma caneta 3D. O objeto tridimensional é construído a partir de formas simples que se organizam e servem de estrutura, podendo evoluir para formas mais complexas, conforme forem sendo superados desafios.

29.07 | Papagaios de papel - Sair à rua num dia de vento pode não ser tarefa fácil! E lançar ao vento um papagaio de papel? Pode ser um desafio bem divertido! Por agora, nesta atividade, propomos que construas individualmente o teu papagaio de papel. Fácil ou difícil, esta é uma experiência que não vais querer perder!

30.07 | Caixa labirinto - Construir um labirinto numa caixa e tenta chegar ao fim sem perderes a bola. Estás preparado para o desafio? 

31.07 Repuxo de água com ciência (Fonte de Heron) - Reutilizando garrafas de plástico e explorando conceitos de física, elabora uma fonte de Heron que funciona automaticamente.

01.08 | Estação Meteorológica - Será que está muito calor hoje? Qual a direção do vento? Vamos construir uma estação meteorológica caseira para analisar todos estes aspetos da meteorologia.

 

REGRAS DE FUNCIONAMENTO:

1. HORÁRIO - As atividades decorrem de 3ª feira a sabádo das 14:30 às 17:30. Os horários de entrada e saída devem ser respeitados para não interferirem no desenvolvimento das atividades. Eventuais atrasos devem ser comunicados atempadamente para 281 326 231 ou 924 452 528.  

2. LOCAIS - O ponto de encontro será no exterior junto à entrada do CCVT e a entrada das crianças será feita pelos claustros. As atividades irão decorrer preferencialmente no espaço exterior (claustros do edifício), sendo o Laboratório anexo ao edifício principal utilizado complementarmente. 

3. PARTICIPANTES - Crianças dos 6 aos 12 anos; Nº máximo de 5 crianças em cada sessão.

4. INSCRIÇÃO - As inscrições são obrigatórias, e por razões de bom funcionamento sugerimos que sejam feitas o mais atempadamente possível. 

5. PREÇOS - 7€ por criança e por atividade | 30€ por 5 atividades / criança.

6. PAGAMENTO - O pagamento antecipado é obrigatório podendo ser realizado presencialmente ou por transferência bancária.

7. CANCELAMENTO - Qualquer cancelamento nas 48 horas que antecedem a oficina não dá direito a devolução.

8. As crianças deverão trazer um pequeno lanche para comerem a meio da tarde.

 

NORMAS DE SEGURANÇA:

a) De acordo com o Plano de Contingência do CCVT, em vigor desde dia 1 de junho de 2020, toda a equipa do Centro Ciência Viva de Tavira estará sempre equipada com Equipamento de Proteção individual (EPI);

b) À chegada, os participantes devem desinfetar as mãos e será medida a temperatura dos mesmos; 

c) Recomenda-se a todos os participantes a utilização de máscara. Os participantes menores de 10 anos, embora sugerido, não é obrigatório o uso da máscara. Esta recomendação é apenas válida para os momentos de        visitação ao espaço interior do Centro Ciência Viva de Tavira, ou quando as atividades são realizadas no laboratório;

d) Em cada sessão, cada participante recebe um kit individual devidamente desinfetado, identificado com o seu nome, com os utensílios que irá necessitar para realizar a atividade agendada para o dia;

e) Durante as sessões, a intervalos regulares, os monitores irão alertar frequentemente os participantes para a importância da higienização das mãos, certificando-se da correta lavagem e/ou desinfeção das mãos;

f) As mochilas e utensílios pessoais serão deixados na mesa e/ou cadeira destinada a cada participante;

g) As atividades e a disposição do espaço foram planeados de modo a que se evite o contacto próximo entre participantes.


Informações e inscrições:
281 326 231 | 924 452 528 | geral@cvtavira.pt

 

 



_ Enviar a um amigo +
_ Partilhar no facebook +
_ Partilhar no twitter +
_ Voltar +



Centro Ciência Viva de Tavira, 2010, todos os direitos reservados | valid css & xhtml | Rede de Centros Ciência Viva
Design por
Gobius Comunicação e Ciência +