Contactos +

Localização +

Horários +

Preços e Marcações +
Sala de Formação +







Assista à emissão da CvTv




Siga-nos no Facebook e no Twitter
Google+


Subscreva a Newsletter do CCVTavira

Nome:
Email:





Ciência Viva à Conversa

Um programa de divulgação e promoção da Ciência e Tecnologia numa parceria entre os Centros Ciência Viva do Algarve e a Rádio Universitária do Algarve.

Conhece a atividade dos Centros Ciência Viva do Algarve, locais que fazem a ponte entre os cientistas e o grande público.

Todas as semanas falaremos com alguém que faz e promove investigação científica e tecnológica e também ficaremos a saber o que de novo há na investigação científica.

Quinta – 08:15, 12:15, 15:15

Autor: Luís Azevedo Rodrigues

 

Humor e Ciência - Cientistas de Pé (1) | 17 Out 2013
Hoje dedicamos o programa ao humor feito pelos Cientistas de Pé, investigadores que utilizam a Ciência em espectáculos de stand up comedy.
Começamos por Ricardo Sequeira, continuamos com Joaquim Paulo Nogueira e terminamos a primeira parte da conversa com João Cruz.


Paulo Fontes e a Comunicação de Ciência (2) | 10 Out 2013

Uma exposição que uniu arte e ciência foi objecto de estudo de Paulo Fontes e que agora explica como foi feita esta análise.
É o retomar da conversa com Paulo Fontes, doutorando da Universidade do Porto em comunicação de Ciência e integrante do projecto Ciência 2.0.

 

Paulo Fontes e a Comunicação de Ciência (1) | 3 Out 2013

A conversa com Paulo Fontes?, doutorando em Comunicação de Ciência da Universidade do Porto e do Ciência 2.0.

 

Rita Borges e a Biologia dos peixes bébé (2) | 19 Set 2013
Continuamos a conversa com Rita Borges sobre os peixes bebés em que trabalha, bem como o seu percurso profissional de investigação, para além de como é fazer investigação e dirigir um Centro Ciência Viva.

 

Rita Borges e a Biologia dos peixes bébé (1) | 12 Set 2013
Esta é a edição de 12 SETEMBRO do Ciência Viva À CONVERSA, que inaugura a terceira época deste programa.
Esta semana vamos iniciar uma conversa com Rita Borges, bióloga marinha do CCMAR e do ISPA sabendo em que é que trabalha, larvas de peixes.
Neste programa semanal de rádio e podcast continuaremos a falar de Ciência e com as pessoas que a fazem e que com ela trabalham.

 

Patrícia Garcia Pereira e Rita Borges sobre Insectos (em Ordem) (2) | 18 Jul 2013

Continuamos a conversa com Patrícia Garcia Pereira e ficamos a conhecer os motivos que levam uma investigadora em borboletas a criar uma exposição sobre insectos é o desafio. Rita Borges, directora do CCV de Tavira fala igualmente sobre a exposição Insectos em Ordem.

 

 

Patrícia Garcia Pereira e os Insectos (em Ordem) (1) | 11 Jul 2013

O diálogo com que abrimos o programa foi gravado na inauguração da Exposição Insectos em Ordem, no quartel da Atalaia em Tavira. A exposição é levada ao Algarve pelo C.C. Viva de Tavira em colaboração com o programa o Mundo na Escola. Falámos com Patrícia Garcia Pereira, uma das duas curadoras da exposição Insectos em Ordem.

 

 

Pedro Russo e a Divulgação de Astronomia (2) | 4 Jul 2013
Na semana passada conhecemos melhor o astrofísico e divulgador de ciência Pedro Russo. Reatamos agora a conversa sabendo se é ou não importante que os cientistas saiam dos seus laboratórios e se envolvam em projectos de divulgação de Ciência, bem como qual a melhor forma de o fazer.

Pedro Russo e a Divulgação de Astronomia (2) | 4 Jul 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Pedro Russo e a Divulgação de Astronomia (1) | 27 Jun 2013
A conversa que hoje é com Pedro Russo, astrofísico e divulgador de ciência, coordenador global do Ano Internacional da Astronomia 2009, evento que dinamizou 800 milhões de pessoas.
Via Skype para a Universidade de Leiden na Holanda onde trabalha, comecei por saber se Pedro Russo é actualmente mais cientista ou mais divulgador de ciência.

Pedro Russo e a Divulgação de Astronomia (1) | 27 Jun 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Pedro Pombo e a renovada Fábrica, C.C. Viva de Aveiro (2) | 20 Jun 2013
Esta semana continuamos a conversa com Pedro Pombo, director da Fábrica-Centro Ciência Viva de Aveiro e é por aí que começamos, o que podem esperar os visitantes com a renovada Fábrica-Centro Ciência Viva.

Pedro Pombo e a renovada Fábrica, C.C. Viva de Aveiro (2) | 20 Jun 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Pedro Pombo, Holografia e o Holorede (1) | 13 Jun 2013
Pedro Pombo, director da Fábrica-Centro Ciência Viva de Aveiro esteve no Algarve a dinamizar várias acções do projecto Holorede. Mas o que é a Holografia e de que trata o projecto Holorede?

Pedro Pombo, Holografia e o Holorede (1) | 13 Jun 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Congresso SciCom PT Comunicação de Ciência | 6 Jun 2013
Comunicar Ciência foi a principal motivação do congresso SciCom PT, realizado no Pavilhão do Conhecimento, e que reuniu durante dois dias cerca de 200 profissionais e interessados nesta área. Falámos com alguns participantes, membros da comissão organizadora e da comissão científica congresso; três perguntas: o nome, actividade profissional e o que vieram fazer a este congresso.

Congresso SciCom PT Comunicação de Ciência | 6 Jun 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

António Sykes e os segredos dos chocos (2) | 30 Mai 2013
António Sykes, do CCMAR, apresenta algumas das características destes animais que poderão ser utilizadas pelo ser humano, da alimentação às próteses humanas, entre outras.

António Sykes e os segredos dos chocos (2) | 30 Mai 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

José Pedro Andrade e os segredos dos chocos (1) | 23 Mai 2013
Esta e a próxima edição do Ciência Viva À Conversa será dedicada ao Sepia officinalis, um nome que apenas uma minoria conhecerá mas se falarmos em chocos a falange de conhecedores será mais do que muita.
José Pedro Andrade, da Universidade do Algarve e do CCMAR começa por apresentar os projectos de investigação relacionados com o choco.

José Pedro Andrade e os segredos dos chocos (1) | 23 Mai 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Rosalia Vargas e a Agência Ciência Viva (2) | 16 Mai 2013
Continuamos a conversa com Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional Ciência Viva e do Pavilhão do Conhecimento, começando por aí mesmo, pelos projectos do Pavilhão do Conhecimento.

Rosalia Vargas e a Agência Ciência Viva (2) | 16 Mai 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Rosalia Vargas e a Agência Ciência Viva (1) | 2 Mai 2013
Hoje falamos com Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional Ciência Viva e também do Pavilhão do Conhecimento. O papel da divulgação e da cultura científica e da Rede De Centros Ciência Viva, bem como do papel desta rede na mudança como vemos a Ciência.

Rosalia Vargas e a Agência Ciência Viva (1) | 2 Mai 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Fernando Correia e a Ilustração Científica (2) | 25 Abr 2013
Continuamos a conversa com Fernando Correia, ilustrador científico e professor da Universidade de Aveiro, recuperando uma possível definição de ilustração científica.

Fernando Correia e a Ilustração Científica (2) | 25 Abr 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Fernando Correia e a Ilustração Científica (1) | 18 Abr 2013
É pintura? É desenho? É ciência? No final deste programa talvez possa responder a esta e a outras questões sobre o que é a Ilustração Científica.
Falámos com Fernando Correia, ilustrador científico e professor da Universidade de Aveiro, sobre este tema e na sequência de um curso de Paleobiologia de dinossauros que ministrei naquela universidade.

Fernando Correia e a Ilustração Científica (1) | 18 Abr 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Clara Pinto Correia sobre Ciência, Arte e muito mais (2) | 11 Abr 2013
Hoje ficamos a conhecer como é que Clara Pinto Correia ocupa a sua vida profissional. Pelo meio falamos também de infertilidade e de pintos com alma.
É o retomar da conversa com bióloga. Na semana passada ficámos a conhecer alguma da história e dos diálogos entre a Ciência e a Arte, decorrente da Mesa Redonda “A Ciência na Arte e a Arte na Ciência” do encontro Observarte.

Clara Pinto Correia sobre Ciência, Arte e muito mais (2) | 11 Abr 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Clara Pinto Correia sobre Ciência, Arte e muito mais (1) | 4 Abr 2013
Falámos sobre Arte e Ciência com a bióloga Clara Pinto Correia e a Mesa Redonda “A Ciência na Arte e a Arte na Ciência” que moderou no encontro Observ@rte que decorreu no Museu Nacional de Arte Antiga no passado dia 23 de Março.
Estes e muitos outros assuntos de e sobre a Ciência.

Clara Pinto Correia sobre Ciência, Arte e muito mais (1) | 4 Abr 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

[Re]Descobrir Algarve Medieval -Rita Manteigas e Rui Gonçalves | 28 Mar 2013

O Algarve medieval, como era? Para responder a esta pergunta, Rita Manteigas, historiadora de Arte e Rui Gonçalves, designer de comunicação, criaram vários guias para [Re]Descobrir o Algarve. Os autores apresentam este projecto de divulgação e promoção do património.

[Re]Descobrir Algarve Medieval -Rita Manteigas e Rui Gonçalves | 28 Mar 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

César Garcia, botânico (2) | 21 Mar 2013

César Garcia, botânico, conta-nos como é investigar no campo em São Tomé e Príncipe, bem como algumas das aplicações práticas dos briófitos, nomeadamente aplicações farmacêuticas.

César Garcia, botânico (2) | 21 Mar 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

César Garcia, botânico (1) | 14 Mar 2013
Primeira parte da conversa com César Garcia, investigador do Jardim Botânico de Lisboa, onde apresenta o seu trabalho de botânico, explicando o que são os briófitos, a sua biodiversidade ou de que forma podem contribuir para a saúde humana.

César Garcia, botânico (1) | 14 Mar 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

CanSat e o satélite da Secundária de Olhão | 7 Mar 2013

Construir um satélite que irá ser lançado num foguete e colocá-lo nas alturas foi o desafio da Agência Espacial Europeia na competição CanSat, desafio aceite e ganho pela equipa de alunos da Escola Secundária de Olhão.
O professor Emanuel Bettencourt, que dinamiza a equipa de alunos do 12º ano, e os alunos Mathias Ajami, Luís Chagas e Nuno Teixeira apresentam a competição e o projecto.

CanSat e o satélite da Secundária de Olhão | 7 Mar 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Vanda Santos e dinossauros em Portugal (2) | 28 Fev 2013

Retomamos a conversa com Vanda Santos, paleontóloga do Museu nacional de História Natural e da Ciência.
Estudar pegadas de dinossauro, marcas na rocha com milhões de anos, e fazer deste trabalho profissão na Ciência poderá não ser o percurso mais evidente. Vanda Santos desvenda parte deste caminho profissional.

Vanda Santos e dinossauros em Portugal (2) | 28 Fev 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Vanda Santos e dinossauros em Portugal (1) | 21 Fev 2013

A paleontóloga Vanda Santos, investigadora de dinossauros no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e o património paleontológico português.

Vanda Santos e dinossauros em Portugal (1) | 21 Fev 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Patrícia de Jesus Palma e Ciência Algarve sécs. XVIII e XIX (2) ICiência Viva a Conversa|14 Fev 2013

O papel de José de Sande Vasconcelos com sua aula de Matemática e os primórdios do ensino superior no Algarve são o regresso à conversa com Patrícia de Jesus Palma, da Universidade Nova de Lisboa, para continuar a conhecer o estado da Ciência e Instrução no Algarve dos séculos XVIII e XIX.

Patrícia de Jesus Palma e Ciência Algarve sécs. XVIII e XIX (2) ICiência Viva a Conversa|14 Fev 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Patrícia de Jesus Palma e Ciência Algarve sécs. XVIII e XIX (1) ICiência Viva a Conversa|7 Fev 2013
No final deste programa ficará a saber o que é a castrametação, uma das várias coisas que aprendi com a convidada desta semana, em que vamos recuar bastantes anos, para conhecer a Ciência e a Instrução do Algarve nos séculos XVIII e XIX. Patrícia de Jesus Palma, doutoranda da Universidade Nova de Lisboa, começou a conversa por explicar se o mito de um Algarve deserto de Ciência e Instrução naqueles séculos é ou não verdadeiro ou mesmo se o sul de Portugal se distinguiria do resto do país.

Patrícia de Jesus Palma e Ciência Algarve sécs. XVIII e XIX (1) ICiência Viva a Conversa|7 Fev 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Maria Emília Costa e Alfaetílico 2 | Ciência Viva a Conversa | 31 Jan 2013

Retomamos a conversa com Maria Emília Costa, professora e investigadora da Universidade do Algarve, conhecendo melhor alguns dos projectos que esta investigadora lidera, projectos que vão de encontro à necessidade de até 2020, os combustíveis terem que ter na sua constituição 10 por cento de aditivos renováveis.

Maria Emília Costa e Alfaetílico 2 I Ciência Viva a Conversa | 31 Jan 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Maria Emília Costa e Alfaetílico I |Ciencia Viva a Conversa | 24 Jan 2013

A alfarroba e a produção de energia no Projecto Alfaetílico.
A busca de fontes energéticas alternativas ao petróleo tem sido o motor que puxa muitos investigadores científicos. Na Universidade do Algarve existem projectos e um grupo de investigadores que se dedicam a esta questão. Um destes projectos é o Alfaetílico liderado por Maria Emília Costa.

Maria Emília Costa e Alfaetílico I |Ciencia Viva a Conversa | 24 Jan 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Adelino Canário e o CCMAR (2) | Ciência Viva a Conversa | 17 Jan 2013
Depois de na semana passada termos ficado a conhecer um pouco mais do percurso científico de Adelino Canário, esta edição do Ciência Viva à Conversa apresenta o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que aquele investigador dirige.
Os desejos e ambições de Adelino Canário para este ano estão, obviamente, relacionados com o CCMAR. Da Universidade do Algarve, ao desejo da construção de um novo Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos, Adelino Canário tem muita confiança em 2013.

Adelino Canário e o CCMAR (2) | Ciência Viva a Conversa | 17 Jan 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Adelino Canário e o CCMAR (1) | Ciência Viva a Conversa | 10 Jan 2013

Adelino Canário é o director do Centro de Ciências do Mar (CCMAR). Este biólogo conversou connosco sobre o seu percurso profissional e sobre o Centro que dirige.

Para quem nos escuta pela primeira vez, o Ciência Viva à Conversa divulga alguma da Ciência que se faz em Portugal e também os cientistas que a realizam, através do seu percurso profissional, havendo momentos em que revelamos algumas das histórias pessoais dos homens e das mulheres que revelam os segredos do conhecimento. Este programa de divulgação de Ciência e Tecnologia regressa à Rádio Universitária do Algarve após as 23 edições emitidas em 2012.

Adelino Canário e o CCMAR (1) | Ciência Viva a Conversa | 10 Jan 2013 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |12 julho 2012| António Piedade e o Ciência na Imprensa Regional

Se na semana passada falámos de jornalismo de ciência, esta semana iremos conhecer o projecto Ciência na Imprensa Regional. Através das palavras do seu coordenador António Piedade, bioquímico e comunicador de ciência.
Ficaremos a conhecer não só o projecto que coordena, mas também o seu percurso profissional.

Ciência Viva a Conversa |12 julho 2012| António Piedade e o Ciência na Imprensa Regional by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |05 julho 2012| José Vitor Malheiros e o jornalismo de Ciência

Na sequência do Workshop sobre Jornalismo de Ciência que aconteceu no Centro Ciência Viva de Lagos e ministrado por José Vítor Malheiros, falámos com este colunista do jornal Público e consultor de jornalismo de Ciência da Agência Nacional Ciência Viva.
O jornalismo de Ciência na Imprensa Regional, nome de um projeto, serviu de mote para a conversa.

Ciência Viva a Conversa |05 julho 2012| José Vitor Malheiros e o jornalismo de Ciência by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |28 junho 2012| Espeleologia no Algarve por Carlos Filipe (CESL) 2

A segunda parte da conversa com o espeleólogo e médico Carlos Filipe do Centro de Estudos Subterrâneos de Lagos.

Ciência Viva a Conversa |28 junho 2012| Espeleologia no Algarve por Carlos Filipe (CESL) 2 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |21 junho 2012| Espeleologia no Algarve por Carlos Filipe (CESL) 1

Carlos Filipe, médico, espeleólogo e responsável pelo Centro de Estudos Subterrâneos de Lagos é o convidado desta semana. As grutas irão ser a base para uma conversa que se inicia com a origem deste grupo de espeleologia que começou por vários amigos com interesse na exploração da Natureza subterrânea.

Ciência Viva a Conversa |21 junho 2012| Espeleologia no Algarve por Carlos Filipe (CESL) 1 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |14 junho 2012| Via Algarviana explicada por Anabela Santos

Caminhar pelo Algarve para a maioria dos portugueses é sinónimo de melhor os pés à beira-mar. A associação Almargem, associação de defesa do património cultural e ambiental do Algarve, lançou em 1998 o que seriam as bases para uma rota pedestre designada de Via Algarviana.
Anabela Santos, bióloga e coordenadora da Via Algarviana, explica o que é esta grande rota pedestre de 300 km.

Ciência Viva a Conversa |14 junho 2012| Via Algarviana explicada por Anabela Santos by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |7 junho 2012| Lúcia Dias e o estudo dos pólenes 2

Depois de na semana passada termos ouvido que os pólenes permitem desvendar crimes e saber a origem de objetos arqueológicos, continuamos agora a conversa com Lúcia Dias, professora e palinóloga.
Os fósseis revelam detalhes da vida passada da Terra mas não só restos diretos de animais ou plantas são testemunhos desse passado longínquo do nosso planeta.

Ciência Viva a Conversa |7 junho 2012| Lúcias Dias e o estudo dos pólenes 2 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |31 maio 2012| Lúcia Dias e o estudo dos pólenes 1

Os pólenes estão no ar. Não os vemos mas o nosso nariz sente-os originando alergias. Mas estes grãos de tamanho diminuto não servem apenas para a reprodução das plantas ou provocarem espirros nesta altura do ano.
Lúcia Dias, professora da Escola Secundária de Albufeira e palinóloga, ou seja investigadora em pólenes, apresenta-nos algumas das utilizações do estudo científico dos pólenes e como surgiu o seu interesse nesta área.

Ciência Viva a Conversa |31 maio 2012| Lúcia Dias e o estudo dos pólenes 1 by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |24 maio 2012| António Granado e a Comunicação de Ciência

A propósito do Workshop “A Ciência nos Media” que irá decorrer no Centro Ciência Viva de Lagos no dia 26 de Maio, falámos com António Granado, jornalista da RTP e Professor de jornalismo na Universidade Nova de Lisboa.

A importância da comunicação de ciência serve de motivação para esta conversa.
Ciência Viva a Conversa |24 maio 2012| António Granado e a Comunicação de Ciência by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |17 maio 2012| Sobre a importância do saber ouvir nas aves

Neste programa de rádio começamos por perceber o valor do saber ouvir e da investigação feita na memória das aves canoras.
Em crianças, balbuciamos o que ouvimos, esperando que nos escutem.
Vemos os nossos pais também com os ouvidos, numa aprendizagem que é conhecida por todos.
Mas não somos os únicos a fazê-lo.
As aves canoras aprendem igualmente com um adulto a arte que as irá transformar em verdadeiras bandas-sonoras ambulantes. Aprendem de ouvido.
(texto de Luís Azevedo Rodrigues)

Ciência Viva a Conversa |17 maio 2012| Sobre a importância do saber ouvir nas aves by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa | 10 maio 2012 | Mário Cachão, Geoconservação e Rocha Amiga

Nanofósseis, petróleo e geoparques foram alguns dos assuntos abordados a semana passada por Mário Cachão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Esta semana ficaremos a saber se o Algarve terá potencial geoturístico e de que forma essa vertente poderá ser aproveitado, para além do projeto educativo Rocha Amiga.

Ciência Viva a Conversa |10 maio 2012| Mário Cachão, Geoconservação e Rocha Amiga by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |3 maio 2012| Mário Cachão, Nanofósseis e Geoconservação

São pequenos, tão pequenos que é necessário um bom microscópio para os ver. Mas são importantes, ou não fossem também utilizados na prospecção de petróleo e na datação de rochas.
Falamos de nanofósseis.
Mário cachão, geólogo e paleontólogo da Faculdade da Ciências da Universidade de Lisboa apresenta o seu trabalho e apresenta também os nanofósseis.

Ciência Viva a Conversa |3 maio 2012| Mário Cachão, Nanofósseis e Geoconservação by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |26 abril 2012| Répteis e Anfíbios, Vasco Cruz (2º parte)

Vasco Cruz do CIBIO da Universidade do Porto descreve as várias ameaças não naturais que afectam os répteis e anfíbios e os projectos de protecção ambiental para os proteger.

Ciência Viva a Conversa |26 abril 2012| Répteis e Anfíbios, Vasco Cruz (2º parte) by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa |19 abril 2012| Répteis e Anfíbios, Vasco Cruz (CIBIO/U.Porto)

Sabia que existem em Portugal 45 espécies de répteis e anfíbios? E que pelo menos duas delas são venenosas?
Estes e outros detalhes da herpetologia em Portugal são explicados por Vasco Cruz do CIBIO da Universidade do Porto.
Este investigador explica a sua atividade de divulgação e conservação ambiental em répteis e anfíbios.

Ciência Viva a Conversa |19 abril 2012| Répteis e Anfíbios, Vasco Cruz (CIBIO/U.Porto) by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa | 12 abril 2012 | Delminda Moura, geóloga da U.Alg. (2ª parte)

Também de rochas algarvias nos fala Delminda Moura, geóloga da Universidade do Algarve, na segunda parte da conversa que teve com o Ciência Viva à Conversa.
Histórias com milhões de anos de um Algarve passado, são explicados pela investigadora do CIMA. Algumas dessas paleohistórias envolvem tubarões e perder o norte…ou melhor, invertê-lo.

Ciência Viva a Conversa | 12 abril 2012 | Delminda Moura, geóloga da U.Alg. (2ª parte) by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa | 5 abril 2012 | Delminda Moura, geóloga da Universidade do Algarve

Na semana que antecede a Páscoa falamos com Delminda Moura, geóloga e investigadora do CIMA da Universidade do Algarve.
Mar e Sol são ex-libris da região sul embora a costa e os substratos rochoso ou arenoso sejam menos verdadeiramente conhecidos do grande público.
Assim, as costas rochosas do Algarve e erosão das arribas são questões que preenchem parte da vida profissional desta albicastrense há muito radicada no Algarve.

Ciência Viva a Conversa | 5 abril 2012 | Delminda Moura, geóloga da Universidade do Algarve by Ciencia_Viva_Conversa


Ciência Viva a Conversa | 29 março 2012 | Páscoa Com Ciência

As sugestões dos Centros Ciência Viva no Algarve para umas Férias com Ciência preenchem a primeira parte do programa.
Terminamos com uma sugestão de leitura de Carlos Fiolhais.

Ciência Viva a Conversa | 29 março 2012 | Páscoa Com Ciência by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa | 22 março 2012 | Educação + Financeira, Universidade de Aveiro

Na sequência da palestra “Educação + Financeira” que decorreu no Centro Ciência Viva de Lagos, falámos com Sérgio Cruz da Universidade de Aveiro.
O projeto de Educação Financeira pretende alertar e educar para as várias opções que se fazem com o dinheiro e evoluiu a partir do projeto de educação para a Matemática – PmatE.

Ciência Viva a Conversa | 22 março 2012 | Educação + Financeira, Universidade de Aveiro by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva a Conversa | 15 março 2012 | Parte II Associação ambiental A Rocha

A agenda da semana dos Centros Ciência Viva no Algarve antecede a conclusão da conversa com Marcial Felgueiras da Associação Ambiental A Rocha.

Ciência Viva a Conversa | 15 março 2012 | Parte II Associação ambiental A Rocha by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciencia Viva a Conversa | 8 março 2012 | Associação ambiental A Rocha

Esta semana conhecemos a Associação Ambiental A Rocha. Fomos recebidos por Marcial Felgueiras na sede desta associação junto à Ria Alvor, na Mexilhoeira Grande a uns quilómetros de Lagos.
Este engenheiro agrónomo, agora dirigente associativo e divulgador, fala connosco num dos espaços verdes sobre esta associação que se dedica a várias áreas do estudo e protecção ambientais.

Ciencia Viva a Conversa | 8 março 2012 | Associação ambiental A Rocha by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva À Conversa | 1 março 2012 | Ester Serrao e o seu grupo do CCMAR

Esta semana concluímos a conversa com Ester Serrão do CCMAR, onde o grupo que esta investigadora coordena é apresentado, bem como os projetos de proteção ambiental onde o grande público pode participar.

Ciência Viva À Conversa | 1 março 2012 | Ester Serrao e o seu grupo do CCMAR by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva À Conversa | 23 Fev 2012 | O ser vivo mais antigo apresentado por Ester Serrao, CCMAR

Nesta semana falamos com Ester Serrão do CCMAR sobre a Posidonia oceanica, uma planta com 100 mil anos de idade.
A conversa com esta investigadora continuará na próxima semana.

Ciência Viva À Conversa | 23 Fev 2012 | O ser vivo mais antigo apresentado por Ester Serrao, CCMAR by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva à Conversa | 16 Fev 2012 | Libélulas e Libelinhas

Nesta edição falámos com Nuno Loureiro, investigador da U.Alg. e autor do e-book "Libélulas e Libelinhas do Algarve".

Ciência Viva à Conversa | 16 Fev 2012 | Libélulas e Libelinhas by Ciencia_Viva_Conversa

 

Ciência Viva À Conversa | 9 Fev 2012 | Carlos Fiolhais

Ciência Viva À Conversa | 9 Fev 2012 | Carlos Fiolhais by Ciencia_Viva_Conversa


 

 

 

 

 

 

 

 







Centro Ciência Viva de Tavira, 2010, todos os direitos reservados | valid css & xhtml | Rede de Centros Ciência Viva
Design por
Gobius Comunicação e Ciência +
Materiais educativos para centros de ciencia viva e eventos sobre o ano das florestas 2011