Em desenvolvimento +

Desenvolvidos +










Siga-nos no Facebook e no Twitter


Mailinglist do centro








A variedade das paisagens e a adequação dos seres vivos

No âmbito do concurso Ciência Viva VI, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas - IPIMAR apresentou uma candidatura, que foi aprovada, na qual o Centro Ciência Viva de Tavira é parceiro.

Este projecto envolve outras entidades parceiras como o Centro Ciência Viva do Algarve, a Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia e a Escola Básica 2/3 D. Manuel I de Tavira com a participação de aproximadamente 90 alunos, do 8ºano e respectivos professores da disciplina de Ciências Naturais. O projecto intitula-se “ A variedade das paisagens e a adequação dos seres vivos” e tem como objectivos promover a relação entre as comunidades científica e educativa nas actividades experimentais; valorizar o ensino experimental das ciências da terra e motivar os alunos para a sensibilização ambiental.

Pretende-se fornecer aos alunos uma percepção real da variedade de alguns ecossistemas litorais (ambiente de sapal, de dunas e rochoso), através de saídas de campo. Em cada um deles salientar-se-ão os respectivos factores abióticos e bióticos intervenientes e dar-se-á particular importância à vulnerabilidade de cada ecossistema. Posteriormente as amostras recolhidas no campo serão estudadas no laboratório de geologia da estação de Moluscicultura do IPIMAR e na sala de aula. No final todos os trabalhos serão apresentados e integrados numa exposição a ser realizada pelo Centro Ciência Viva de Tavira e será proporcionado a alguns alunos uma saída de mar com embarque num navio do IPIMAR. Nesta saída os alunos poderão entrar em contacto directo com o oceano e compreender a importância do seu estudo e a sua relevância para a definição do clima local e a sua contribuição para o sistema climático da Terra.

No âmbito do Projecto Ciência Viva "A Adequação dos Seres Vivos à Paisagem" vai realizar-se no dia 25 de Setembro de 2007 uma saída de mar a bordo do navio "Diplodus" do INRB-IPIMAR, com partida e chegada a Tavira. Irão participar os grupos de alunos que realizaram os melhores trabalhos relativos às saídas de campo efectuadas a alguns ecossistemas litorais ao longo do ano escolar anterior.

Com esta saída pretende-se proporcionar aos alunos um contacto directo com o oceano, fomentando a importância do seu estudo e alertando-os para a sua relevância na definição dos ecossistemas locais, bem como potenciar a relação entre a comunidade científica e educativa numa perspectiva de partilha de recursos e conhecimentos.

Participam neste projecto além do Centro de Ciência Viva de Tavira e das Escolas de Tavira, EBI/JI D. Manuel I e EB2/3 Dom Paio Peres Correia, o INRB-IPIMAR e o Centro de Ciência Viva do Algarve, tendo o projecto contado ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.




Centro Ciência Viva de Tavira, 2010, todos os direitos reservados | valid css & xhtml | Rede de Centros Ciência Viva
Design por
Gobius Comunicação e Ciência +